|
Censura, com qual arma você se defende dela e da Ignorância? |
Pois é, como diz a minha sogra, para toda e qualquer "coisa" há dois lados, o bom e o ruim, felizmente ou infelizmente, dependendo do ponto de vista.
Mas infelizmente é inevitável que em toda profissão há um lado ruim, e focando pelo ponto de vista do jornalista, tem a danada da censura que prejudica um pouco o nosso trabalho, que além de minucioso é árduo, em busca de informações, acessos, e de uma grande e vasta pesquisa.
Bom imagine, após um demasiada pesquisa, diversas entrevistas com pessoas com um elevado grau de importância e fundamental no processo de montagem do texto, no qual o acesso é quase nulo, informações também quase inacessíveis, dá-se o inicio da revisão e diagramação, montando assim a cabeça do boneco, os braços, as pernas e o corpo... Pronto, o texto, a matéria está pronta, vamos colocar no ar?? hum.. Não!
Sabe porquê?
Porque meu texto foi censurado, pois é, havia "algumas" informações pertinentes para o estado, o governo ou pessoas influentes... Pronto o meu trabalho todinho foi parar na gaveta, para não falar no Lixo.
Agora eu te pergunto, quem é o grande prejudicado nesta história? Os jornalistas que já obtêm a informação? Ou você o leitor?? Que deixou de receber esta informação que de tanta importância, foi censurada?
Quem está perdendo com toda essa censura? A pessoa que se dá ao ato de censurar, que sabe de tudo que se trata? O jornalista que montou a matéria e também sabe do que se trata? Ou você, o leitor que por uma imposição de terceiros se torna ignorante e desconhece?
Até onde vai a nossa "liberdade" de expressão? até a onde eles podem dificultar o nosso trabalho? até a onde eles podem dificultar o acesso a informação? até a onde eles podem calar nossas bocas?
Sim, infelizmente eles podem fazer isso.
Mas não podem nos fazer silenciar, isso não, pois o que não podemos ler, escutar, presenciar, podemos simplesmente lutar com os olhos e mentes curiosas.
|
1, 2 e 3 macacos |
Censura:
Controlar e impedir a liberdade de expressão.
A Censura criminaliza certas ações de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.
O propósito da censura está na manutenção do status quo, evitando alterações de pensamento num determinado grupo e a consequente vontade de mudança.
Pode também a censura ser entendida como a supressão de certos pontos de vista e opiniões divergentes, através da propaganda, manipulação dos média ou contra-informação. Estes métodos tendem a influenciar e manipular a opinião pública de forma a evitar que outras ideias, que não as predominantes ou dominantes tenham receptividade.
Na Roma Antiga, censura era o cargo ou a função de um censor. Este artigo está relacionado com o controle sobre a imprensa e outros meios informativos.
Que seja para a Reflexão..
Nenhum comentário:
Postar um comentário